sábado, 2 de janeiro de 2010

Cada segundo é Reveillon*

Relacionar [1 Fazer ou fornecer a relação de; arrolar, pôr em lista (...). 2 Narrar, expor, descrever, referir: 3 Comparar (coisas diferentes) para deduzir leis ou analogias: Relacionar argumentos, observações(...).Relacionar uma coisa com outra. 4 Ter relação ou analogia; ligar-se: Relacionar-se a ou com alguma coisa. 5 Fazer relações, conseguir amizades, travar conhecimento: Muito comunicativo, relaciona-se com todos a seu redor.
Michaelis

Entre as aberturas de gavetas e portas, me encontrei com o passado. Remoto e recente. Além de fotos, documentos e outros tantos papéis, minhas mãos encontraram "O que quero em 2006"; mas meus olhos não quiseram ler até o fim. De nada adiantaria e pelos talvez primeiros cinco itens, boa parte daquilo eu tinha feito. Em 2006.

Em geral, quase todo ponderado de pedido estava ligado ao profissional: ser, ter, fazer, reconhecer, conquistar, inspirar. Tudo muito imperativo. Me desanimou um pouco lembrar do olhar que eu tinha na virada de três anos atrás.

Intrigante. Faltavam alguns dias. Faria uma nova lista? Desde 2006 não faço listas. Onde estava em 2006?

O nove virou dez e não listei; mas pensei bastante no eu-pessoal. Como diz a Tássia, "coleciono amigos"; mas tenho enfraquecido nesta parte. Já fui muito melhor; dei show na utilização do meu tempo; dizia sim para formatura, casamento e aniversário em um mesmo dia e poucas vezes não dava conta e comprava uma briga que, depois de alguns sorrisos por canto-de-boca, o perdão vinha com música ao fundo e brindar de copos cheios de cerveja.

Hoje, não tenho dado conta. Em 2009, disse muitos "não" e alguns "sim" sem serem realizados no fim. Não creio que seja porque moro longe, porque não estou aqui; não entendo porques. Não justificam satisfatoriamente.

Então, "relacionamento" talvez diria tudo e muito sobre o que pensaria quanto a 2010. No fim das contas da listinha, aliás, vou levar uma coisa muito a sério, desde já: "nada de promessas". Saúde e simplicidade com champagne; antes que o dez vire onze.

*Cristiana Guerra, em Para seu Pai

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo seu texto Babi!! beijo Gabi

*Não adesão à nova regra gramatical.