sábado, 8 de agosto de 2009

Amém

Fé [Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção. 2 Crença nas doutrinas da religião cristã (...)].
Michaelis
Leia ouvindo:
http://www.youtube.com/watch?v=Vw9JT_JEDTI

Eu nunca fui muito católica, mas fui batizada, fiz Primeira Comunhão e Crisma. Se casar, será em uma Igreja. Não sei se como manda o figurino, porque ainda sou bem relapsa para essas coisas.

Mas aqui, fora da minha zona de conforto, acho que tenho tido mais fé. Em minhas rezas por todas as noites, meus agradecimentos são mais fortes, sinceros e enfáticos. Meus pedidos são poucos e, em grande maioria, que as pessoas que eu amo fiquem e estejam bem, neste período em que me ausento e me distancio. E "para sempre" - :).

Assim, a fé continua como um mistério para mim e, de fato, "mais do que sonha nossa vã filosofia".*

Estamos há semanas de começarmos a compartilhar o Ramadã.
Não se sabe ao certo quando ele começa, dizem que é por volta do dia 21 de Agosto, mas o anúncio é oficializado um dia antes, depois que os Líderes Muçulmanos olharem para a Lua e confirmarem se ela estará crescente na noite seguinte.

Sem dúvida, é o mês mais importante do calendário lunar, que completa os cinco pilares do Islamismo - seguido da Declaração de Alá (Deus), Preces, Caridade e Peregrinação à Meca (na Arábia Saudita).

Esse período de fé deve superar as necessidades físicas-corporais, em todas as diferentes formas, para declaração e dedicação à espiritualidade. E se espiritualidade é "um assunto de vida e morte para as nações" e fé é a "confiança e a convicção que conduzem à liberdade e à transformação das aflições", mesmo que sejam definições de um Monge Vietnamita - Tchich Nhat Hanh** - vê-se que fé é fé em todo e qualquer lugar.

Amém!

*Trecho de Hamlet, Shakespeare:
" - Há algo de podre no reino da Dinamarca - Ato I, Cena IV
- Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia - Ato I, Cena V
- Duvida da luz dos astros, de que o Sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia em meu amor - Ato II, Cena II
- Se fôsseis tratar todas as pessoas de acordo com o merecimento de cada uma, quem escaparia da chibata? Tratai deles de acordo com vossa honra e dignidade. Quanto menor o seu merecimento, maior valor terá nossa generosidade - Ato II, Cena II
- Ser ou não ser... Eis a questão (...)".

** Thich Nhat Hanh foi indicado ao Nobel da Paz por Martin Luther King, em 1967 e em 2001, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, apresentou uma impactante conferência, pauta para a última inspiração da Época Negócios - Julho.

Nenhum comentário:

*Não adesão à nova regra gramatical.